Punk-Dark
Alguns góticos mantêm parte do estilo Punk/Pós-Punk, cuja trilha sonora abrange desde as primeiras bandas góticas (OldSchool ou Classic Gothic) como: Joy Division; Sisters of Mercy; Cure; Siouxsie; X-Mal Deutschland; e todas as diversas bandas que derivam dessas.
Cabelos muito armados ou moicanos e maquiagem, eventualmente borrada. As roupas podem variar de preto básico (camisa preta lisa ou de banda, calça preta e bota preta) à roupas rasgadas e com o aspecto de velhas e muito usadas.
Algumas peças de couro como calças, jaquetas e botas, freqüentemente ajudam a compor o visual, alem da mais clássica peça do vestuário gótico que é o sobretudo (longo e preto), dando o toque final, na composição de qualquer vulto sombrio.
Inspirações mais evidentes: Siouxsie Sioux; Robert Smith; Andrew Eldrich.
Ultra-Romântico

Usam muita renda, crepes de seda, veludo, golas e mangas com babados, saias longas, vestidos compridos, espartilhos e decotes que valorizam os seios. Entre os homens usa-se blusas também de golas e mangas com babados ou cadarços, renda, muitas vezes de cores claras, calças pretas, às vezes coletes, sobretudos ou capangas, sapatos pseudo-sociais ou botas são muito usados.

Os mais ousados ostentam um certo aspecto vampiresco (freqüentemente intencional) ou demoníaco, eventualmente composto com lentes de contato, caninos, pele empalidecida com maquiagem e anéis que simulam garras.
Exemplos de filmes: Entrevista com o Vampiro; Jack, o Estripador; A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.
Cyber-Punk

O tema é a integração (nem sempre) perfeita entre homem/máquina em um só. Se partes do corpo ainda não podem ser substituídas, então façamos com que pareça ao menos.

Os cabelos são futuristas nas cores e formatos, espetados, raspados em baixo, cortes irregulares e cores gritantes, passando pelo branco e o azul. Já a maquiagem pode ser inspirada no filme Blade Runner, ou simular traços e pinturas de guerra, porém com cores florescentes que brilham no escuro.
Referências cinematográficas são encontradas em: Mad Max; Blade Runner; qualquer filme com estética espacial; Jonny Mnemonic; Matrix.
Mangá Boys, Gothic-Lolita


Basicamente, inspiram-se na estética Manga dos quadrinhos e animações japonesas, usando maquiagem para que os olhos pareçam bem maiores, franja e "maria-chiquinha" nas meninas, com cabelos coloridos compostos de apliques (para que pareçam maiores), em tons de rosa, amarelo, azul, laranja e verde. Meninos com cabelos espetados para frente em tufos (as vezes apenas 3 ou 4 tufos), ou irregulares para cima como um cyber-samurai.

Nos USA, esse estilo chegou com um formato "Meninas Superpoderosas Góticas", ainda guardando uma referencia ao Manga, porem não tão direta e evidente quanto na Europa.
Referências estéticas serão encontradas em: Akira; Ghost in the Shell; BurnUP W., Battle Angel; Genocyber; DNAngel. Vale a pena citar a banda Psycho Bitch que usa imagens de manga na capa dos discos, como se fossem os integrantes da banda.
Referência bibliográfica: Anexia
Gótico-Uma maneira diferente de encarar a vida
ResponderExcluirE a fonte de criação para os góticos