terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Estilo gótico



Punk-Dark
Alguns góticos mantêm parte do estilo Punk/Pós-Punk, cuja trilha sonora abrange desde as primeiras bandas góticas (OldSchool ou Classic Gothic) como: Joy Division; Sisters of Mercy; Cure; Siouxsie; X-Mal Deutschland; e todas as diversas bandas que derivam dessas.
Cabelos muito armados ou moicanos e maquiagem, eventualmente borrada. As roupas podem variar de preto básico (camisa preta lisa ou de banda, calça preta e bota preta) à roupas rasgadas e com o aspecto de velhas e muito usadas.
Algumas peças de couro como calças, jaquetas e botas, freqüentemente ajudam a compor o visual, alem da mais clássica peça do vestuário gótico que é o sobretudo (longo e preto), dando o toque final, na composição de qualquer vulto sombrio.
Inspirações mais evidentes: Siouxsie Sioux; Robert Smith; Andrew Eldrich.

Ultra-Romântico

Profundamente identificados com poetas malditos do final do séc. XIX (como Baudelaire, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, etc.), e apaixonados pela tragédia romântica. A trilha é compostas pelos estilos Ethereal, Heavenly Voices, Doom, Gothic Metal e Mittelalter (medieval).
Usam muita renda, crepes de seda, veludo, golas e mangas com babados, saias longas, vestidos compridos, espartilhos e decotes que valorizam os seios. Entre os homens usa-se blusas também de golas e mangas com babados ou cadarços, renda, muitas vezes de cores claras, calças pretas, às vezes coletes, sobretudos ou capangas, sapatos pseudo-sociais ou botas são muito usados.
A cor predileta é o preto, mas o vinho, o vermelho escuro (sangue), o branco e o marfim são também freqüentes. Os cabelos em geral são longos e escuros.
Os mais ousados ostentam um certo aspecto vampiresco (freqüentemente intencional) ou demoníaco, eventualmente composto com lentes de contato, caninos, pele empalidecida com maquiagem e anéis que simulam garras.
Exemplos de filmes: Entrevista com o Vampiro; Jack, o Estripador; A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.

Cyber-Punk

Enquanto uns suspiram pelo passado estes sonham com um futuro caótico, uma cultura cyber-punk, onde "a informação deseja ser livre". O som é eletrônico, em suas variadas ramificações (OldSchool, NewBeat, EBM, Synth & Future-Pop, etc.).
O tema é a integração (nem sempre) perfeita entre homem/máquina em um só. Se partes do corpo ainda não podem ser substituídas, então façamos com que pareça ao menos.
Roupas (também referidas como Cyber-Wear) com detalhes em prata, violeta, branco, vermelho metálico e algumas vezes, alguma cor mais chamativa, ainda que o preto aqui também seja predominante. Calças com zíperes, e faixas (que dão um aspecto meio caótico a peça), blusas com pinos metálicos, botas com grandes plataformas e detalhes em metal, spikes, argolas e plástico, além de luzes de cores diversas que piscam ou brilham, compõem os detalhes do vestuário. Materiais e tecidos alternativos, bastante modernos e preferencialmente contendo algum tipo de tecnologia são bem explorados e resultam algumas vezes numa aparência para-militar e pós-apocalíptica.
Os cabelos são futuristas nas cores e formatos, espetados, raspados em baixo, cortes irregulares e cores gritantes, passando pelo branco e o azul. Já a maquiagem pode ser inspirada no filme Blade Runner, ou simular traços e pinturas de guerra, porém com cores florescentes que brilham no escuro.
Referências cinematográficas são encontradas em: Mad Max; Blade Runner; qualquer filme com estética espacial; Jonny Mnemonic; Matrix.

Mangá Boys, Gothic-Lolita

Esse estilo, ainda pouco conhecido no Brasil, vem ganhando um numero cada vez maior de adeptos na Europa e, em menor escala, nos USA. A preferência musical é muito semelhante à do Cyber-Gothic, no entanto, dando ênfase aos sons mais modernos e muitas vezes englobando diversas outras tendências de e-music (como diversos estilos de Trance, Goa, Electro e algumas vertentes de Techno). De fato, esse estilo surgiu diretamente associado ao Future-Pop, e sua capital atual é Londres. Tókio também poderia ser considerada, no entanto, a cultura de vestir-se como personagens Manga, além de já ser muito antiga por lá, não é diretamente relacionada a nenhum tema cyber ou gótico.
Em Londres, por outro lado, o grupo conhecido como Manga Clan, segue a banda VnV Nation (um dos fundadores do Future-Pop) em shows e turnês por toda Europa. Quem tiver a feliz oportunidade de ler o encarte do Cd Empires do VnV, encontrará a seguinte nota: "Hello to (...) Mauro and the countless other members of the Manga Mafia".

Basicamente, inspiram-se na estética Manga dos quadrinhos e animações japonesas, usando maquiagem para que os olhos pareçam bem maiores, franja e "maria-chiquinha" nas meninas, com cabelos coloridos compostos de apliques (para que pareçam maiores), em tons de rosa, amarelo, azul, laranja e verde. Meninos com cabelos espetados para frente em tufos (as vezes apenas 3 ou 4 tufos), ou irregulares para cima como um cyber-samurai.
Roupas provocantes em vinil, plástico, cromados, tecidos futuristas, ou em preto com detalhes coloridos. Saias rodadas e curtas, com meias e botas compridas, e um certo ar infantil. Muitos detalhes em letras japonesas ou luzes, textos e imagens que piscam, brilham ou algumas vezes se comportam como Outdoors.
Nos USA, esse estilo chegou com um formato "Meninas Superpoderosas Góticas", ainda guardando uma referencia ao Manga, porem não tão direta e evidente quanto na Europa.
Referências estéticas serão encontradas em: Akira; Ghost in the Shell; BurnUP W., Battle Angel; Genocyber; DNAngel. Vale a pena citar a banda Psycho Bitch que usa imagens de manga na capa dos discos, como se fossem os integrantes da banda.

 
Referência bibliográfica: Anexia


Um comentário:

  1. Gótico-Uma maneira diferente de encarar a vida

    E a fonte de criação para os góticos

    ResponderExcluir