sábado, 26 de março de 2011

A Influência da Cultura Gótica

Você certeza já deve ter visto góticos, darks e afins....

Pode conhecer o porquê das vestimentas ou dizer simplesmente que são um bando de satanistas,
mas há muita história por trás disso. Com certeza você já deve ter visto em filmes, quadrinhos, desenhos animados, arquitetura, musica, livros, etc.... E o pior que, inconscientemente, pode ter gostado....
Há muito tempo a arte tem revisitado o renascentismo,a arte barroca entre outras , mas a arte gótica sempre esteve ai...


Vou mostrar um dos principais ícones da cultura pop... Batmam. Sim, o homem morcego. Pare e dê uma apreciada em Gotham City: é um cemitério habitado. Toda a arquitetura da cidade é gótica completamente,até o clima que é sempre chuvoso combina com isso.
Não leve em conta aquele Live Action que passava no SBT antigamente em que o Batmam tinha aquela barriga enorme de Mcdonalds Vip. Pense mais nos quadrinhos e nos filmes,como aquele com o Val Kilmer, Batman Forever. O ambiente do filme era super sombrio, catedrais e gárgulas por todos os lados!!





Temos ainda nos quadrinhos mais cults como a HQ "Sandman" onde a sua irmã é a morte que é representada por uma linda garota de mais ou menos 15 anos!! Quem puder ler a HQ especial "Morte o Grande Momento da Vida" vai conhecer essa personagem. O Próprio Sandman ( ou sonho como prefiro chamar) ele é sempre um herói melancólico ao melhor estilo das tragédias gregas,por ter o fardo de conviver com todos os desejos reprimidos da humanidade que se liberta em seu reinos.
Quem gosta de quadrinhos adultos ( Adulto não é necessariamente pornográfico). Recomendo que leia as histórias do Sandman de Neil Gaimam!!






Temos uma infinidade de quadrinhos que vão para o lado mais sombrio da coisa como adaptações de Drácula,que conta a história do Conde Vlad Dracul, senhor da Valachia ( hoje Romênia), Vampirella, Mirza, e outros!!





A influência no cinema também não é pouca, temos por exemplo O Corvo, uma lenda dos nativos americanos que se transformou em um dos meus filmes favoritos...

A história de Eric Draven que depois de ver sua amada violentada e morta, volta dos mortos por desejo de vingança. Pode notar também nos cenários do filme e em sua própria temática o estilo do personagem, não por ele ser roqueiro, mas por sua personalidade perturbada.






Na lista dos mestres de influências está Tim Burton. Quem não conhece Tim Burton, com certeza deve conhecer seus trabalhos, entre eles: Edward Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Noiva Cadáver, Sweeney Todd, etc..




Mister Burton sempre alcançou o máximo de cenografia em seus filmes, assim como personagens únicos. Como muitos já devem ter notado, o favorito de Tim Burton é Jhonny Depp que fez parte da maioria de seus filmes. Burton é um mestre da arte sombria e tem trazido muitos petardos até para aqueles que não conhecem nada da cultura sombria.


Há alguns anos também houve uma ótima adaptação da peça O Fantasma da Ópera, que retrata fielmente o ultra-romantismo da cultura Gótica. No filme, o fantasma ama a corista Cristine e em uma trágica história expõem todo seu amor avassalador Nos últimos anos esse foi um dos melhores filmes do gênero.

No cinema também temos aquelas infindáveis adaptações de Drácula.
A primeira com nosso saudoso Bela Lugosi, mas seguiram-se adaptações com Cristopher Lee e muitos outros. Quem lê o livro de Bram Stocker se assusta com as diferentes versões que cada filme retrata, mas em 1990 saiu a melhor de todas, na minha humilde opinião. Francis Ford Copolla conseguiu passar para a tela o que os outros só tentaram. Não que não goste das outras, mas a de Copolla foi a melhor.
Na linha de vampiros tem muito material, a própria Anne Rice,uma de minhas escritoras favoritas teve dois de seus livros adaptados, mas Entrevista com o Vampiro, foi o melhor. A história de Louis Pontdelac e seu mestre Lestat de Lioncort, mostraram uma versão mais aprofundada do que seriam os vampiros. Esse filme inspirou muitas coisas como por exemplo, no mundo dos RPGs com o ótimo Vampiro a máscara. Quem não nota uma familiaridade entre os vampiros de Rice e os vampiros do Clã Toreador?




Até nas igrejas temos a influência da cultura gótica. Na arquitetura das catedrais da idade média o estilo gótico era muito apreciado. As mais famosas do mundo como Vaticano, Catedral de São Petersburgo e muitas outras tem toda sua arquitetura sendo gótica, com suas abóbadas, vitrais e portais!!



Eu espero que todos tenham apreciado essa pequena amostra do modo como a cultura gótica está presente e tem influenciado nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário