terça-feira, 8 de março de 2011

Para mim todo dia é Halloween!

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.

O Carnaval pelo mundo pode ser assustador...quer ver?

Na região dos Alpes, a fantasia mais tradicional é a de Perchten, carrancuda figura mitológica que representa os espíritos. Sua aparição significa boa sorte.








Tradições de Carnaval na Europa




DINAMARCA O "Fastelavn" transformou-se num festival para as crianças e realiza-se sete semanas antes da Páscoa. Durante as festas, as crianças mascaram-se e vão tentando alternadamente bater com um pau num barril até ele se partir, actividade chamada ”fazer o gato sair do barril”. Em tempos antigos, era colocado um gato no barril( pobre gatinho....), mas atualmente enche-se o barril com doces, nozes, frutas, etc. Quem conseguir tirar o fundo ao barril torna-se a ”Rainha do Gato”, e quem bater na última peça pendurada (a corda que segura o barril) torna-se o ”Rei do Gato”. 

RÚSSIA Antes da Quaresma, celebra-se a ”Maslenitsa” (”Entrudo”, em russo), um festival de uma semana que é a celebração Ortodoxa mais popular da Rússia. A Maslenitsa é um símbolo do adeus ao Inverno e boas-vindas à Primavera, e a palavra deriva de ”Maslo”, que significa ”manteiga”. As panquecas são um item fundamental nesta celebração, simbolizando o sol da Primavera, que se torna mais quente e brilhante em cada dia. No fim das festividades, é queimado o espantalho do Entrudo, que simboliza o final do Inverno.
PAÍSES BAIXOS Existem dois tipos de Carnaval nos Países Baixos. Por um lado, o Carnaval de Rijnlands, celebrado no Sul e Sudoeste do país; por outro lado, o Carnaval de Bourgondisch, celebrado no Norte e Oeste da província de Brabant, na qual todas as cidades da área recebem um ”nome especial de carnaval” nesta época. As tradições incluem a entrega de uma chave simbólica da cidade pelo Presidente da Câmara ao Príncipe do Carnaval, para ter poder nos três dias seguintes; orquestra com música tipicamente holandesa em todos os cafés e nas ruas; desfile em todas as cidades; escolha do Príncipe do Carnaval (uma pessoa diferente escolhida todos os anos); construção de veículos para o desfile; e todas as pessoas mascaradas para as inúmeras festas organizadas pela zona sul do país. 
ALEMANHA Existem três grandes centros de festejo do Carnaval na Alemanha: em Colónia (o mais importante e famoso), Düsseldorf e Mainz. O arranque do Carnaval alemão é a 11 de Novembro, às 11h11, que é quando a ”quinta temporada” (que é a do Carnaval) começa, com festas e animação. As principais atividades de Carnaval têm lugar em Fevereiro.




ITÁLIA O Carnaval de Veneza é uma das festas mais antigas do mundo. As ruas da cidade durante o Carnaval estão repletas de bandas, máscaras tradicionais, teatro de rua, etc. A cerimônia de abertura começa com o “Vôo do Anjo”, uma tradição antiga que consiste numa mulher jovem (normalmente conhecida do público) que surge do Campanário da Torre da Praça de São Marco. Segue-se a celebração da Feste delle Marie (que celebra a liberação das mulheres das mãos dos piratas da Istria).






 E na América do Sul...
Bom Carnaval para vocês!!!!!!!!!







Um comentário:

  1. Ah que interessante!
    É legal, cada um tem as suas peculiaridades (coitado dos gatinhos que sofreram na Dinamarca!)

    ResponderExcluir